[que custam pouco ou mesmo nada]
[imagem retirada da net]
No
último post do ano passado, falei-vos que gostaria de passar mais tempo em família (sobretudo a quatro), o que significa que há que arranjar programas simples, divertidos e, se possível, a baixo custo.
Fiz uma pequena lista para me guiar (inicialmente a ideia era ter 10 items, mas à medida que fui fazendo foram surgindo mais) e que agora partilho convosco.
1 - Visitar o
Aquário Vasco da Gama - é relativamente perto de nós, tem jardins na zona e é um programa que os miúdos vão adorar. O bilhete para adultos custa 4,00 euros, mas em compensação menores de 6 anos não pagam e entre os 6 e os 17 anos pagam apenas metade e está aberto todos os dias.
2 - Ir ao parque infantil - é uma actividade a custo zero e estando bom tempo é excelente para os miúdos gastarem as energias.
3 - Ir a uma esplanada junto á praia - no nosso caso, estamos a cerca de 20 minutos da praia, pelo que sabe sempre bem abrandar o ritmo e apreciar a paisagem. Aqui há que incluir o custo da deslocação e o de um café/sumo...
4 - Ver um filme e comer pipocas em casa - em dias de chuva ou de preguicite, não há nada melhor do que estarmos enroscados no sofá a ver um filme (nós temos muitos para ver no disco externo) com um balde de pipocas (daquelas do microondas).
5 - Visitar a Biblioteca Municipal - esta é uma actividade que se pode tornar em duas. Podem ir à biblioteca
apenas para ir buscar algum livro e usufruir um pouco do espaço infantil, o que é sempre uma aventura, ou ver com antecendencia as actividades que o sector infantil oferece e marcar (geralmente carecem de inscrição prévia). Mais uma ideia a custo zero!
6 - Visitar um
museu - são tantos espalhados pelo País e quase todos com entrada gratuita aos Domingos e Feriados até às 14h (ainda assim os menores de 14 anos também não pagam). Um dos que está na minha
lista é o
Museu da Electricidade, em Belém (a entrada é gratuita), acho que nunca o visitei e parece-me uma boa desculpa para lá ir.
7 - Passar uma manhã ou tarde na
Quinta Pedagógica dos Olivais - já lá estivemos com o mais velho e até já tinhamos deixado por
aqui a sugestão. É muito giro, não se paga nada e tem espaço envolvente para estacionamento.
8 - Passear pelo pontão de Oeiras (
passeio marítimo) - os miúdos estão à vontade para correr, andar de bicicleta, de patins o que se quiser. O passeio é agradável, junto ao mar como eu gosto, com sitio para tomar um café ou comer um gelado (de inverno há castanhas assadas), com parque infantil...Para quem vive em outros locais, julgo que haverá algo similar (junto ao mar ou não).
9 - Passear pelo
Parque das Nações - quase que subscrevo o que está no ponto 8. Este destino fica um pouco mais longe de nós e normalmente temos de pagar o estacionamento, mas é igualmente simples, bom para
esticar as pernas e mudar de ares
.
10 - Ir ver os cavalos - não deixo link, pois é algo que fazemos de vez em quando e o local fica perto da nossa casa. É um centro de equitação, aberto ao público e com um cafézinho simpático. É possivel assistir às aulas, ver os cavalos de perto e até fazer festinhas (com autorização e perto dos tratadores, claro). O mais velho adora!
12 - Ir ao
Parque Marechal Carmona em Cascais - é um excelente parque, enorme para correr e jogar á bola, para estender a manta, com vários parques infantis, com lagos de patinhos, café...o estacionamento gratuito não é fácil de encontrar, pelo que optamos quase sempre por estacionar no parque a pagar mesmo ao lado (pelo menos não andamos às voltas com o carro). Com bom tempo e energia ainda se consegue visitar a zona da
Marina, do Forte ou mesmo da Vila.
13 - Ir ao
Parque dos Poetas - mais um jardim, com parque infantil, zona de merendas e sitio para passear e explorar. É o local perfeito para um lanche (trazido de casa) com amigos que também tenham filhos (a zona das merendas fica ao lado do parque infantil). Não esquecer de levar moedinhas (pois o WC é daqueles que se põe a moeda).
14 - Actividades do
roteiro das Estrelas & Ouriços - visitem mensalmente o roteiro e planeiem as actividades com os vossos miúdos. Há sempre actividades gratuitas ou com desconto. Ideias não vão faltar com certeza!
E pronto, entre jardins, museus, parques, bilbiotecas e afins, são estas as sugestões que vos deixamos, para alegrar os fins-de-semana e, que também nós iremos seguir (haja bom tempo e saúde claro)!