24/10/2011

baixar a factura da luz II

na maioria das vezes é mais fácil por as coisas em prática, quando ouvimos relatos de outras pessoas.

assim, a título de exemplo, aqui fica uma lista das medidas que aplicámos na nossa casa.
1 – Alterámos a potência para 4,6 kva (só isto já desceu por si o valor da factura)

2 – Temos tarifa bi-horária

3 – Máquinas de lavar/secar roupa e louça só são postas a trabalhar dentro do horário económico e sempre com a carga máxima (aqui dá muito jeito ter máquinas com programador ou comprar um programador de corrente)
4 – Sempre que possível passa-se a ferro e liga-se o forno, também no horário económico

5 – Desligamos luzes e televisões sempre que não estão a uso (o marido tem mais dificuldade em cumprir esta regra, mas a cria que nem tem 3 anos tem já está bem ensinada)
6 – O portátil só é ligado à corrente quando está sem bateria (e assim que atinge os 100% é desligado da corrente)

7 – Só ligamos o exaustor quando é necessário (por exemplo, quando a panela da sopa está a fumegar ligamos, até lá o exaustor fica desligado)

8 – Temos lâmpadas económicas na cozinha, wc, quarto dos miúdos, despensas e em todos os candeeiros da sala (nos corredores e no nosso quarto não achámos necessário o investimento, pois ligamos poucas vezes e por muito pouco tempo)

9 – Na sala à noite, depois dos miúdos deitados, acendemos velas em vez do candeeiro de presença (a não ser que tenhamos leituras para fazer)

10 – Lençóis, toalhas, pijamas e roupa interior não são passados a ferro (entre outras peças que veja que estão boas para vestir)

11 – Investimos em aquecedores térmicos, em detrimento dos aquecedores a óleo (cada um foi comprado em anos diferentes e temos um no nosso quarto, outro no dos miúdos e outro na sala. Também temos lareira com recuperador de calor, mas para evitar acidentes com o mais velho e comprar lenha temos evitado ligar)

12 – Evitamos abrir e fechar demasiado o frigorifico, especialmente quando tenho frescos e iogurtes para arrumar. Organizo tudo cá fora e depois é que coloco no frigorifico (a mim dá-me jeito retirar o cartão das embalagens dos iogurtes duma vez só). Quando preparo a refeição, também tento retirar o que preciso duma só vez

13 – Temos as temperaturas do frigorifico e do congelador reguladas consoante a temperatura exterior (por exemplo, de Verão regulamos para mais baixo do que no Inverno)

14 – Não temos conta certa e preferimos dar as contagens (nos últimos tempos não temos dado as contagens, mas vamos retomar)

15 – Tentamos sempre utilizar os programas económicos das máquinas (as que temos são também de classe A)

16 – Desligamos os carregadores de telemóveis, logo que estão carregados
esperamos ter ajudado!

10 comments:

Carla disse...

ola e com essa potencia a luz nao tevai abaixo? eu tenhi 10. qualquer coisa e de inverno se meter a roupa a lavar a a maquina de secar a trablhar e ligar a maquina do cafe a luz vai abaixo.
beijinhoz

Cláudia disse...

Esses dicas dão sempre jeito!

Anónimo disse...

Estamos sempre a aprender e é muito bom podermos partilhar estas pequenas dicas :)
Parabéns pelo blog!
Um beijinho
LBD

Paula Silva disse...

essa da potencia ando a pensar nisso mas tenho receio que as 2 maquinas a lavar não aguente ...pões a de lavar roupa e loiça ao mesmo tempo?

Rita B. Domingues disse...

Boas dicas! Tenho que implementar a 9 e a 10!

Anónimo disse...

Olá Tostão,
Por causa de ter baixado a potência do quadro é que ás vezes vai tudo abaixo cá em casa... Tenho várias coisas ligadas ao mesmo tempo e ligo outra tipo micro-ondas ou jarro eléctrico e depois rebento.
Em relação ás máquinas... nunca ligo duas máquinas ao mesmo tempo, primeiro uma e depois outra mas sempre em horário de vazio...
Bjs
Teresa C.

Tostão disse...

Olá a todos!
bem, sobre a potencia contratada antes de mais explico que nunca ligo as máquinas de lavar roupa e loiça ao mesmo tempo por uma razão simples: a máquina da roupa é de secar e lavar, por isso nesta parte ou lavo roupa ou seco. e como a saida da agua é só uma, ou estou a lavar/secar roupa ou estou a lavar loiça.
de qualquer forma tambem tenho de gerir o q está ligado senao o quadro vai abaixo, por exemplo, se tenho uma maquina a lavar, o forno ligado e um aquecedor ligado, já sei que não convém ligar o ferro ou o jarro electrico ou o exaustor que são electrodomesticos com bastante potencia.
é uma questao de gestao, pelo menos cá em casa, só me aconteceu uma ou duas vezes isso, e foi por esquecimento que isso poderia acontecer.

posso dar uma sugestao?telefonem para o apoio ao cliente da edp e tentem saber quanto iria custar a potencia contratada caso descessem a mesma. pode ser que vos motive a alterar, mesmo sabendo que nao podem ligar muitas coisas ao mesmo tempo ;)

Tostão disse...

rita, confesso que fiquei surpreendida ppor ainda nao seguires a medida nº10...e olha que eu tenho ido buscar muita "inspiração" ao teu blog para tornar a minha vida mais simples ;)
um bjnho!

AR disse...

"6 – O portátil só é ligado à corrente quando está sem bateria (e assim que atinge os 100% é desligado da corrente)"

Isto é uma bela forma de estragar a bateria do portátil prematuramente. Elas duram cerca de 500 ciclos de carga descarga, por isso deve-se evitar usá-la sem ser preciso. Eu tenho sempre o portatil ligado á corrente sem bateria, e a bateria guardada na mala para quando for necessária. Não uso o portatil ligado á corrente com ela porque se estraga com o calor.

Quanto ao exaustor duvido que seja de alta potência. Aquilo é só uma ventoinha. Não tem resistência para aquecer nada.

Tostão disse...

AR, se eu usasse sempre o portátil no mesmo local também faria assim como explica, mas como o portátil é realmente usado em várias partes da casa e com um miudo pequeno que ia acabar por tropeçar nos fios, não é viável (para nós claro) usar sem a bateria posta.

Quanto ao exaustor, de baixa ou alta potencia, sempre gasta electricidade, por isso só o ligo quando realmente há vapores das panelas...

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog Template by BloggerCandy.com