19/10/2011

baixar a factura da luz



com os novos aumentos, há que fazer um esforço, ainda maior, para baixar os valores que pagamos de electricidade.

a maior parte das medidas óbvias já se conhecem, mas será que são postas em prática?

deixo-vos aqui um plano de ataque:

1 - façam uma lista das medidas a tomar em vossa casa (dêem uma vista de olhos sobre este tema aqui no blog, pesquisem noutros e vejam o que se pode aplicar no vosso lar).

2 - marquem um dia na agenda (por exemplo, já este Sábado) e nesse dia organizem e comprem o que for preciso para adoptar as novas medidas.
É neste dia que compram e mudam as lâmpadas para lâmpadas económicas, que ligam para o serviço de apoio da Edp e pedem para alterar as tarifas (se for o caso), que desligam os aparelhos que não estão a uso (sugiro comprarem extensões daquelas que têm botão para desligar tudo ao mesmo tempo), que calafetam as portas e janelas.
Não adiem este dia e cumpram com o planeado!

3 - por fim, organizem uma pequena reunião familiar (dependendo da idade das crianças) e expliquem-lhes as novas "regras" (desligar os interruptores, as televisões, os dvds quando não estão a uso). Podem até implementar um sistema de multas para os mais esquecidos, p.e., multa de dez cêntimos por esquecimento. Os adultos também são multados, as crianças ficam atentas e o mealheiro fica recheado com moedinhas.

Sugestões adicionais:
- dar sempre a contagem da luz. É só ver na factura qual o dia indicado para o fazer  (eu costumo pôr um lembrete no meu telemóvel). Podem fazê-lo por telefone ou por internet. Assim evitam-se estimativas que raramente são correctas e surpresas desagradáveis.

- à noite, ter umas velas acesas na sala, poupa luz e cria um ambiente acolhedor (na nossa casa, depois dos miúdos deitados só temos luz acesa na sala se estivermos a ler, caso contrário acendemos velas).

[eu julgo que não a vale a pena estar a repetir todas os conselhos para pouparmos na conta da electricidade, mas se julgarem pertinente digam, que faremos um post com uma lista das medidas].

8 comments:

Unknown disse...

Gostei da dica das velas à noite......vou ver se começo a colocar em prática ;)

onde vamos parar com esta subidas todas ??? :(

bjs

Anónimo disse...

Antes de mais, MUITOS PARABÉNS!
Gostei da dica das velas! Pois é, eu também ando em casa às voltas para ver onde posso cortar mais.

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Acho que andamos todas a ver onde podemos poupar não é verdade. Gostei das dicas ;)

l disse...

e para quem tem aquela tarifa que é mais barata à noite : tomem em consideração a má qualidade de construção e falta isolamento acústico dos prédios em geral e não se lembrem de fazer máquinas e aspirar às 2 da manhã .... respeitem o vizinho que tenta dormir.

Tostão disse...

farruska, deus me livre de andar a aspirar à noite...eheheheh mas as maquinas sim ponho-as todas a trabalhar a partir da meia-noite. até agora nao tenho queixas dos vizinhos que sei que tb usam este sistema nem eles minhas, mas tenho consciencia que as divisões da minha casa se encontram exactamente no mesmo local que as dos vizinhos (por exemplo a minha cozinha fica exactamente acima da do vizinho), não incomoda quem está no descanso.
suponho que em muitos predios (secalhar é o caso do teu) não seja sempre assim...

João A. disse...

Velas!? LoL
Uma lâmpada de 10W ligada durante 24 horas terá gasto 3 cêntimos... aposto que uma vela queimada sai bastante mais caro.

Tostão disse...

caro João A., não tinha ideia de que uma lampada de 10w ligada 24h pudesse ficar tão "em conta". se não desse muito trabalho podia por favor explicar o calculo desses 0,03 €? obrigada.

Anónimo disse...

Mas o João tem razão, eu já fiz esse cálculo. Utilizo lâmpadas economizadoras oferecidas pela edp de 14 watts e é um gasto irrisório. Não me recordo onde vi o cálculo, mas sei que se divide por 1000 e obtém-se o custo por hora.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog Template by BloggerCandy.com