13/04/2012

Planear as refeições em 3 passos


Julgo que em muitas casas, planear as refeições é já uma prática comum, mas ainda assim chegam-me alguns emails a perguntar sobre o assunto.

Cá por casa, por norma, planeamos à sexta-feira as refeições da semana seguinte (assim se por acaso faltar alguma coisa, dá tempo para ir comprar durante o fim-de-semana).

1 º passo - escrever as existências do congelador/frigorifico/enlatados
(uso sempre uma folha de rascunho)



2º passo - escolher receitas com esses ingredientes
(eu tenho um dossier com algumas das receitas que mais uso, separadas por pratos)




3º passo - escrever num papel/mapa/agenda o menu da semana
(já fiz assim, também já usei um mapa que fiz em word e agora, uso a agenda da Bimby)



As principais vantagens são utilizar o que já se tem em casa (evitando ir às compras), poupar tempo e contornar a habitual questão de "o que é que vou fazer hoje para o jantar?"


Haja imaginação (se não houver, o que não faltam são blogues com receitas) e boa vontade para cozinhar, que com certeza irão poupar na carteira e fazer refeições deliciosas!


6 comments:

sónia alexandra disse...

Olá

Eu venho aqui ao teu blog todos os dias, gosto muito de ler, e principalmente as dicas de popança são muito agradavéis, principalmente quem está no desemprego como eu estou, tenho de pensar mesmo em poupar em tudo o que puder. Tenho um blog http://ocantinhodasnia.blogspot.com com receitas, quando quiseres dá uma espreitadela e dá a tua opinião.
Felicidades para o teu blog :)

Nessie disse...

Faço da mesma maneira, e tenho uma agenda igualzinha à tua, da Bimby! :)

Beijinhos, bom fim-de-semana!*

Miss Lemon disse...

É, de facto, a melhor forma de poupar nas refeições e nunca deixar estragar comida, também!! Até se planeiam melhor as compras de supermercado!

Isa disse...

Olá,
Eu faço mais ao menos como tu. Tenho na porta do frigorífico a lista de tudo o que tenho no congelador dividido por carne, peixe e outros. Faço a ementa semanal ou melhor para 15 dias e vou riscando os alimentos que uso. Quando a lista está toda ou quase toda riscada, é hora de ir às compras! Desde que uso este método nunca mais me esqueci de descongelar e temperar os alimentos e nunca mais fiz compras desnecessárias.

Marisa Luna disse...

OLá!
Eu faço ementa semanal há pouco tempo... nunca tinha pensado nisso, mas vi nuns blogues que tenho seguido e achei muito útil. Na verdade, até tenho mais gosto em cozinhar. Ou melhor, recuperei-o.
Eu faço a lista do que há no congelador e fica feita até ir de novo às compras. Faço a ementa ao fim-de-semana, depois de ver se fiquei com restos, e vou riscando o que tiro da arca.
Dá um jeitão!

Susana disse...

Faço a ementa da semana e depois compro o que preciso (claro tb vejo o que tenho na arca). Poupamos sempre uns tostoes, so para terem ideia, gastava cerca de 50 euros por semana para comprar coisas para jantar... hj em dia por semana gasto cerca de 20 euros em compras basicas (pão, verduras, frutas, leite, etc)

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog Template by BloggerCandy.com