03/11/2012

Sopinhas do bébé

 
Normalmente reservo as manhãs de Sábado para pôr a Bimby a trabalhar e preparar as sopas da mais pequena para a semana toda.
 
 
 
Faço sempre duas sopas com legumes diferentes, uma com carne (para o almoço) e outra com peixe (para o jantar).

 
Ponho os legumes a cozer na Bimby e em cima na varoma coloco a carne/peixe (faço uma sopa de cada vez).
Após 25 minutos a cozinhar, é tempo de triturar tudo, rectificar a água e juntar um fio de azeite.

 
Depois é só dividir a sopa em caixinhas (que são exactamente a dose indicada) e etiquetar.

 
Às vezes escrevo apenas carne/peixe, outras escrevo o tipo de carne ou peixe que a sopa leva (por exemplo, frango, borrego, pescada, salmão, maruca...).

 
Depois de arrefecidas, deixo doses para dois dias no frigorifico e as restantes congelo (depois é só retirar no dia anterior para o frigorifico).
 
E assim poupo tempo durante a semana, porque com crianças pequenas e a trabalhar fora o dia todo, o melhor é simplificar, de forma a termos mais tempo para eles.
 

8 comments:

Marlene disse...

Eu tbm faço a sopa do pequeno na Bimby. Mas acho que exagero na variedade de legumes em cada sopa, e como pouco me desenrasco na cozinha só faço com Peru, frango ou pescada. Ele tem quase 2anos e ainda a faço assim porque ele praticamente não come quase nada da nossa comida.
:) Gostei das dicas.
Bjs M.

Tostão disse...

Marlene, deixo aqui como faço as sopas da pequenina (que tem 13 meses):
base de cenoura ou abobora + batata ou curgete + legume "verde" (espinafres, agriao, alface, feijao verde, brocolos, alho frances, ervilhas...)
por vezes ainda junto nabo, cebola ou chuchu.

pessoalmente nao gosto de juntar muitos legumes verdes na mesma sopa, pois acho que fica uma sopa muito pesada e assim o bébé não consegue diferenciar os sabores.

da carne uso costeltes de borrego, peito de frango ou peru ou bifinho de vaca
e peixe: pescada, salmao, tamboril, maruca (compro o peixe congelado, geralmente medalhoes ou lombos que acho muito prático de cozinhar).

Espero ter ajudado!

ps - ah e tendo a ajuda da bimby é fácil ser-se "chef" de cozinha ;)

Marlene disse...

Obrigada, sim, ajudaste bastante. Vou imprimir a tua resposta para me orientar melhor. Eu normalmente ponho: batata, cenoura, abóbora se tiver, brócolo, cebola, curgete, beringela se tiver, feijão ou grão e depois ou feijão verde, ou couve ou espinafres :s Dps o peixe na varoma, qd é carne misturo com os legumes, mas vou começar a fazer como dizes, a por também na varoma.
:) Obrigada pela ajuda
Bjs. M

Sandra L.I. disse...

A pediatra dos meus filhos disse que não aconselha a congelar sopa porque "os verdes" deitam uma subtância quer não é saudável. Por este motivo nunca dei aos meus filhos sopa congelada e também os adultos não comem lá em casa.

Tostão disse...

Olá Sandra, na altura do meu filho mais velho pedi conselho ao pediatra, mais de 2 dias no frigorifico a sopa perde as propriedades, pelo que era preferivel congelar. O pediatra Mario Cordeiro também é da mesma opinião (pelo que li do livro dele), que é preferivel congelar a sopa e ter tempo para estar com as crianças, do que estar todos os dias a fazer (a não ser que a pessoa tenha tempo para isso). Julgo que varia de pediatra para pediatra, e se tem essa hipotese de fazer sopa de 2 em 2 dias, pois claro, que será melhor. Obrigada pela partilha de qualquer forma.

Marlene disse...

Ola de novo, gostava d saber como aqueces a sopa que puseste a descongelar no dia anterior... há quem aqueça no microondas, mas retire aquela agua que fica do descongelamento, senão a sopa fica meio com "grumos". Que técnica usas? Obrigada, M.

Tostão disse...

Olá Marlene, eu aqueço no microondas, mas tem de ficar bem quente para nao ficar com os tais grumos!aquecer no fogao, o ideal é deixar ferver.

Marlene disse...

Obg mais uma vez :-)
Bom fds
M.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog Template by BloggerCandy.com