06/08/2010

planear planear planear
















e não há hipótese! se não temos ideia certa das despesas dificilmente saberemos gerir o orçamento.
é fundamental planear o que temos para pagar durante o mês, no nosso caso, com os nossos dois ordenados.
não precisamos de ser contabilistas, um simples mapa em excell resolve o problema e dá-nos uma ideia concreta de quantos tostões trazemos para casa e quantos mais iremos gastar para (sobre)viver no mês inteiro.

cá em casa é a tostão que planeia e organiza o orçamento.
tenho uma tabela em excell bastante completa e, muito importante, fácil de preencher, que tem sempre as despesas fixas e que me mostra o que penso receber naquele mês e o que efectivamente foi transferido para as nossas contas.
o meu ordenado é sempre certinho, o do marido depende muito das horas extras que faz ou não (graças a deus no trabalho dele as horas são sempre pagas, já no meu nem a palmadinha nas costas...).

as despesas fixas são sempre as mesmas, poderá haver uma ou outra variante ou uma despesa extra para um determinado mês (tipo seguro do carro, um aniversário, uma ida ao dentista...).
durante o mês vou apontando as despesas diárias e no fim preencho a coluna do mapa com os efectivamente gastos. às vezes acontece o previsto ser maior que o gasto, o que é bom, outras vezes acontece o contrário, mas pelo menos ficamos com uma visão global para onde foram os nossos tostões!

este é o principio básico de uma boa gestão orçamental e tudo parte daqui.

no nosso caso, conseguimos perceber que temos pouco para extravasar.
ainda não conseguimos foi perceber se ganhamos pouco ou se temos demasiado despesas...mas isso será matéria para outro post!

se quiserem começar a planear e que vos envie o mapa é só pedirem: tostoescadecasa@sapo.pt

2 comments:

Kate disse...

adorei este post, tostão podes-me enviar o teu mapa para eu tentar readaptá-lo às minhas despesas? obrigada!!

Mara disse...

Gostaria imenso de receber também o seu mapa para poder comparar ao meu que não me tem ajudado miito. O meu mail é maraluciasilvagomes@hotmail.com.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog Template by BloggerCandy.com