26/01/2011

soro fisiológico mais económico


quem tem bebés ou crianças pequenas, costuma gastar imenso soro fisiológico, sobretudo para limpar o narizinho à pequenada.


quando me dei conta que podia comprar embalagens de soro de 500 ml (ou até de 1 litro) e voltar a encher as monodoses, não quis outra coisa.
as embalagens das monodoses vão sendo lavadas e reutilizadas duas/três vezes.
depois vão para a reciclagem.


contas feitas, uma caixa com 40 monodoses (de 5ml cada, no total 200 ml) da marca continente custa 4,12 eur, ou seja 20,60 eur por litro.

uma embalagem de 500 ml da marca Wells (loja de saúde do continente) custa 2,21 eur, ou seja 4,42 eur por litro.

com este método poupamos 16,18 euros por cada litro de soro (e estou só a fazer comparação com a marca mais barata, se forem para a Corine de Farme ou Uriage a poupança será ainda mais acentuada).

e aqui fica mais uma ideia para se poupar uns (valentes) trocos.

14 comments:

Maria João disse...

Olá bom dia,

Eu também faço isso à algum tempo.
Compro 1 Litro de Soro na farmácia por cerca de 4,00€, enquanto os unidoses do Pingo Doce custam cerca de 3,90€.
Quando necessito, utilizo uma seringa para tirar o soro do frasco e uso directamente nos narizitos de lá de casa.

Beijinhos,
MJ

Anónimo disse...

Bom dia, a minha cunhada que é enfermeira disse-me que 24 horas depois de aberto o soro fisiológico perde as respectivas propriedades. A não ser que seja para ser usado nesse período (que nunca é) não é recomendado usar soro aberto à mais de 24h.
Fica à vossa consideração.

Anónimo disse...

Uma vez um pediatra me falou que sendo o soro esteril contaminava com muita facilidade e que por isso o frasco não deveria ser mantido muito tempo depois de aberto pela primeira vez. Nunca tive nenhuma experiencia desagradavel com o soro e por isso não posso dizer nada favoravel nem desfavoravel relativamente ás embalagens grandes que duram muito tempo. Também não quero contrariar nada do que foi dito nem tenho poder para tal, mas tratando-se de crianças achei por bem fazer esta referencia .
Adoro este blog, venho aqui todos os dias.
Maria

Anónimo disse...

Olha!
Quando comentei ainda aqui não estava o comentario antes do meu anterior.
Maria

Marta disse...

A minha prima enfermeira também me confirmou exactamente o que dizem os comentários anteriores. Eu antigamente usava aqueles frascos pequeninos (como os de mercurocromo), que duravam semanas ou meses e ela é que me disse que ao fim de 24 horas já podiam estar contaminados. Foi quando comecei a usar as monodoses...

tostão disse...

obrigada pela informação, desconhecia por completo, mas não posso deixar de estranhar pois foi a pediatra dos filhos de uma amiga que deu esta dica (no caso dela ela usa a seringa para limpar os narizinhos).

de qqr forma, o frasco grande tem tampa pelo que fica completamente fechado...na farmácia onde compro também nunca me alertaram para esta questão, julgo que se for apenas para limpar o nariz (como é usado cá em casa) não deve fazer grande diferença, pelo menos até à data nunca notei diferença entre usar monodoses novas ou "reenchidas", apenas nos preços mesmo ;)

peace_love disse...

Essas embalagens grandes com tampa não são ideias pelo que já foi dito (perda de esterilidade), mas na farmácia encontras umas que apenas se tira com seringa, tem uma tampa especial que espetas a agulha para tirar o soro e quando tiras a agulha aquilo fecha outra vez, mantendo-se esteril. E são mais baratas que essas do continente!

Sarokas disse...

boa!sabe sempre bem poupar uns dinheirinhos!

tostão disse...

peace_love, quando compro na farmacia normal compro dessas embalagens que não têm tampa (secalhar por isso é que tb nao me alertaram), mas dá para espetar a abertura da monodose porque aquilo é mole...:)

Anónimo disse...

O soro de embalagem grande não é apropriado para a limpeza nasal.
É sim apropriado para limpar feridas, remelas dos bebés (nunca colocar nos olhos) entre outras aplicações.

Existe diferenças a nível de composição.

Cláudia disse...

Quando o post veio-me a ideia tudo o que foi dito nos comentários anteriores. De facto o sero não deve ser mantido aberto mais de 24h. Em nenhum hospital (seguindo à risca as indicações) isso é permitido. Não só perde as suas propriedades iniciais como pode assumir infecções. à partida o risco não é elevado porque o seu uso é sobretudo exterior, mas, por exemplo, nos olhos e nariz das minhas sobrinhas (e até do meu gato) só uso mono-doses, são mais caras, mas absolutamente mais seguras.

tostão disse...

diferenças a nivel de composição?

ora outro facto que desconhecia, mas assim que conseguir vou confirmar, porque se assim for porque razao um medico aconselharia usar para limpar o nariz? :S

bem de resto, cada um fará como bem entender, de qualquer forma agradeco muito todas as intervençoes partilhadas aqui.

Tica disse...

Soro fisiológico: NaCl (sal) + água destilada... Entre o tal frasco grande e as monodoses... não vejo a relevância, na alteração da composição. As monodoses são é mais práticas. Em casa o outro serve perfeitamente. Eu sempre tive do grande em casa, que compro na farmácia (tiro com a seringa). Por exemplo, já o betadine, esse sim, perde propriedades, aí não convém comprar grandes frascos. Não se esqueçam que o hospital é super hiper mega local desinfectado, mas também é onde as infecções "hospitalares" mais matam, os doentes estão mais fracos, o local super desinfectado (propício a se desenvolverem bacterias mais resistentes) e os profissionais da saúde, entre doentes devem lavar as mãos, para não levar bactérias duns doentes para os outros... depois há tantos cuidados com o raio do soro, mas depois não lavam as mãos!
Os vossos filhos são saudáveis e têm um sistema imunitário forte, de certeza que para lavar o soro grande chega. Aliás, antigamente limpava-se o nariz com a água do mar,íamos à praia assoar-nos no mar!! Ou seja, água com sal!
Mas cada um sabe de si!

Anónimo disse...

Atenção ao soro! Nunca, mas nunca se deve utilizar no bebé soro aberto mais do que algumas horas. Só as monodoses e é usar e deitar fora.

Perigo de contaminação e problemas sérios nos pulmões.

O pediatra dos meus é o que mais insiste!

Ana

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog Template by BloggerCandy.com